Sobre o programa

O Klabin Caiubi chegou às terras catarinenses em 2007, tendo grande apoio das Secretarias de Educação. O “cardápio regional” do Programa em Santa Catarina inclui: plantações florestais sustentáveis, fauna e flora regionais, água, cuidados com o solo, cidadania ambiental e destinação de resíduos sólidos.
As capacitações ocorrem semestralmente, envolvendo, por edição, aproximadamente 50 professores de escolas públicas estaduais e municipais e particulares. 

Sempre que possível, a iniciativa conta com a parceria da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), da Polícia Militar Ambiental, da SUMATRA Consultoria Ambiental e da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI), bem como de outros profissionais que, de várias formas, contribuem com seus conhecimentos para a realização das edições.

Assim como no Paraná, uma ferramenta extra de sensibilização para professores e alunos é a visita guiada à Trilha Araucária, área de preservação próxima à fábrica da Klabin em Correia Pinto.

Abrangência

Mais de 20 municípios já participaram da iniciativa. No estado, a Klabin atua em 39 municípios, contemplando atividades florestais e fabris. Todos eles estão aptos a receberem o Programa, incrementando o currículo escolar. 

Como funciona

São realizadas em média, duas edições do Programa Klabin Caiubi em Santa Catarina, sendo uma em cada semestre. As edições duram dois dias, compreendendo uma carga horária de 16 horas. Grupos de até 50 professores são convidados a participar, representando diferentes escolas de um ou de vários municípios. Durante o curso, são mescladas teoria e prática.

Além dos conhecimentos trazidos por diferentes profissionais, são disponibilizados aos participantes diversos materiais como apostilas, cartilhas, jogos e referências bibliográficas. As atividades lúdicas aplicadas aos professores durante o curso tornam os momentos de aprendizado e brincadeira inesquecíveis e, principalmente, replicáveis com as diferentes faixas etárias de estudantes. 

Diferenciais

No final do segundo dia de formação, os professores são guiados na Trilha Araucária para conhecerem o percurso e poderem trazer seus alunos para capacitações práticas junto à Floresta de Araucárias. A Trilha possui placas explicativas e é de fácil acesso e está à disposição das escolas da região. Os professores agendam com a Klabin as visitas e estas podem ocorrer durante o ano com apoio teórico e prático.

Resultados

 

  • 34 edições realizadas;
  • 652 escolas atendidas;
  • 1.656 educadores capacitados; 
  • 223.640 mil estudantes beneficiados.

Depoimentos

“O Programa Caiubi tem nos dado a oportunidade de avançar na divulgação de nossos estudos sobre biodiversidade do solo, entre outros que desenvolvemos. Na UDESC, temos dois projetos de extensão em que levamos essa temática para as escolas e capacitamos professores. O Caiubi está alinhado a esses projetos e faz com que a ciência chegue às pessoas. Os professores formados vão levar para a sala de aula e replicar junto aos alunos conteúdos que, muitas vezes, estão restritos à Universidade. É uma forma de retornarmos para a sociedade os resultados do trabalho que fazemos e expandir o conhecimento para diversas regiões do estado”.

Osmar Klauberg Filho, Doutor Agrônomo
Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC e palestrante do Programa Caiubi.

“A cada ano, a capacitação traz algo novo, estimulando a participação dos professores. O Programa alia teoria e prática, além de apoiar os projetos desenvolvidos pelas escolas. Isso dá gás para os educadores. Quem ganha com tudo isso são os alunos”.

Ana Maria Bianchini
Técnica na Coordenação da Secretaria de Educação de Lages (SC).

“O Programa amplia a relação entre a Universidade e a Educação Básica. Além de expandir o conhecimento de educadores, os educandos têm a possibilidade de compreender melhor a importância dos recursos naturais e da biota do solo, por exemplo, para a vida”.

Letícia Sequinatto
Engenheira Agrônoma, Doutora em Ciência do Solo, Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina e palestrante do Programa Caiubi.