Durante a pandemia, Programa Klabin Caiubi segue plano de educação ambiental em ambiente virtual
Durante a pandemia, Programa Klabin Caiubi segue plano de educação ambiental em ambiente virtual
Capacitação de professores não parou mesmo com o cenário imposto pelo novo coronavírus.
Com o objetivo de continuar agregando para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes ecologicamente, mesmo durante o distanciamento social na pandemia, o Programa Klabin Caiubi foi adaptado para o formato de "ensino remoto" e manteve ativas as capacitações para professores sobre diversos temas dentro de responsabilidade ambiental. O ambiente digital, com salas virtuais, entrou no lugar do Parque Ecológico Klabin, no Paraná, e do Auditório Caiubi, em Santa Catarina, para receber as palestras e as oficinas do Caiubi em um formato como o utilizado no Ensino a Distância.
No Paraná, duas oficinas virtuais foram ministradas por professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR), do Campus de Telêmaco Borba (PR). A primeira ensinou a fabricar tintas atóxicas a partir de matéria orgânica presente no dia a dia. Já a segunda ensinou a criar origamis de espécies de animais do cerrado brasileiro ameaçadas de extinção, utilizando uma técnica para que se assemelhem à esculturas. Os dois encontros contaram com a participação de 60 professoras e coordenadoras pedagógicas de escolas da rede pública de ensino de Telêmaco Borba.
"Eu gostei bastante da experiência das lives. Os dois professores estabeleceram uma dinâmica bem legal com os conteúdos que produziram, achei a ideia tão boa que, inclusive, sugeri que tenhamos mais oportunidades de aprender a fazer coisas legais assim pessoalmente também. É bom ter contato com novos conceitos e possibilidades, porque ajuda no planejamento das aulas nesse modelo de ensino a distância, que ainda é bem novo para nós. E as crianças adoram coisas interativas, o retorno é sempre positivo", disse Kitty Gisele Endo, chefe de Seção dos Programas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação.
Já em Santa Catarina, as duas palestras online tiveram como tema central a “Fauna Silvestre”. A primeira, intitulada “O caminho do lixo ao bicho”, foi ministrada por Pedro Volkmer de Castilho, biólogo e doutor em Zoologia, e abordou a questão da correta gestão dos resíduos; a segunda foi conduzida por Vilmar Picinato Filho, engenheiro Florestal e doutor em Manejo Florestal, e discutiu sobre a preservação ambiental, com o título “Fauna da Floresta de Araucárias e os monitoramentos na Klabin”. Os encontros virtuais reuniram 82 educadores de todo o estado.
“A 33° edição do programa Caiubi, em Santa Catarina, nos trouxe uma abordagem impactante da realidade do nosso meio ambiente e do sofrimento causado aos animais marinhos. Também foi demonstrado o comprometimento nas ações e o empenho da Klabin em conservar e trabalhar em uma política de sustentabilidade e preservação das espécies, um trabalho que vai ao encontro dos nossos anseios como educadores e disseminadores dessa necessidade urgente de, cada vez mais, vivermos em harmonia com a natureza, já que somos apenas parte dela”, relatou Elenita Lourenço da Silva Geratti – Professora da educação infantil, Pré-Escolar, nas escolas E.B.M. Olintho D'Àvila Mesquita e C.E.I. Pingo de Gente, em Correia Pinto (SC).